terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

RECOMEÇANDO... REABRINDO AS PORTAS

E neste dia 19 de fevereiro de 2018, recomeçamos mais um ano letivo nas escolas públicas de Minas Gerais, junto aos alunos e alunas da nossa rede de ensino. Também esta data marca o recomeço das postagens do Blog da Biblioteca Escolar "Ivan Vasconcelos", alimentando o acervo virtual deste espaço de aprendizado, estudo, trabalho, leitura e deleite...

E nada melhor pra ilustrar este momento do que nos valer de um grande escritor, que por essas terras passou, nos honrando com o nome da cidade de Leopoldina na história de sua vida: Miguel Torga¹. Ao falar poeticamente de "RECOMEÇAR"², Torga destaca a persistência do caminhar em meio as imprecisões do futuro, mas com a determinação de quem não quer viver em parte a vida, mas sim em toda a sua plenitude.

Assim desejamos que seja este ano: um ano de realizações, de muitos feitos, de se fazer por inteiro...  E não estaria a escola entre os melhores lugares para essa construção pessoal e coletiva? Acreditamos que sim!! Que este processo de construção passa diretamente pelo acesso a formação, ao desenvolvimento de habilidades e competências, a informação, as vivências e sócio-interações, num panorama multicultural, considerando a diversidade de todos nós.

SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!! UM BOM RECOMEÇO!!!!

¹ Miguel Torga (pseudônimo de Adolfo Correia Rocha), nasceu em Portugal (12/08/1907), onde também faleceu em 17/01/1995. Escreveu mais de cinquenta obras entre contos, romances, ensaios, poemas. Em 1920, com 13 anos emigrou para o Brasil e veio para Minas Gerais trabalhar na fazenda de café de um tio que logo percebeu seu dotes para os estudos e o matriculou no antigo Ginásio Leopoldinense, aqui em Leopoldina. Diante dos bons resultados do sobrinho nos estudo, cinco anos depois o tio o mandou de volta a Portugal e continuou a patrocinar-lhe os estudos no Liceu de Coimbra, sendo que em 1928, Torga entra para a faculdade de medicina e publica seu primeiro livro de poemas.

² TORGA, M., Diário XIII. Trecho do poema "Sísifo"

Um comentário:

  1. Estamos comemorando 40 anos da nossa Biblioteca. Espaço de muita aprendizagem acessível aos estudantes e a toda comunidade Enéas França. Venha celebrar conosco!

    ResponderExcluir